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2024/07/15

O que é posicionamento de marca e por que é importante?


O posicionamento da marca é um aspecto crucial da gestão da marca que se concentra em como uma empresa ou produto é percebido pelo seu público-alvo. Ajuda a definir e diferenciar uma marca de seus concorrentes no mercado e influencia a percepção do consumidor e as decisões de compra.





Neste artigo exploraremos o conceito de posicionamento de marca e porque é importante que as empresas tenham uma estratégia de posicionamento forte.  
Entendemos a importância do posicionamento da marca e ajudamos as empresas a estabelecer uma posição única e favorável no mercado.


Definição do posicionamento da marca


O posicionamento da marca refere-se ao processo de criação de uma imagem e identidade únicas para uma marca na mente dos consumidores. É essencialmente como uma marca deseja ser percebida pelo seu mercado-alvo. Isso inclui os valores, benefícios, personalidade e declaração de posicionamento geral da marca.


Uma declaração de posicionamento é uma declaração concisa que define a essência de uma marca e a diferencia de seus concorrentes. É a base da estratégia de posicionamento de uma marca e deve ser utilizado como guia para todos os esforços de marketing.


Por que o posicionamento da marca é importante?


     1. Diferencia-se dos concorrentes:


No mercado altamente competitivo de hoje, é crucial que as marcas tenham uma proposta de venda única que as diferencie dos seus concorrentes. Um forte posicionamento de marca ajuda a diferenciar uma marca de outras no mesmo setor e cria uma identidade distinta que repercute nos consumidores.


     2. Constrói o conhecimento da marca:


O posicionamento consistente da marca ajuda a construir o conhecimento da marca, tornando mais fácil para os consumidores reconhecerem e lembrarem de uma marca específica. Isto é especialmente importante para marcas novas ou menos conhecidas que tentam se estabelecer no mercado.


     3. Cria conexão emocional:


O posicionamento da marca pode estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, fazendo com que eles se sintam de uma certa forma em relação à marca. Isso pode resultar em fidelidade à marca e compras repetidas, pois é mais provável que os consumidores permaneçam com uma marca à qual se sintam conectados.


     4. Aumenta o valor percebido:


Uma estratégia de posicionamento forte também pode aumentar o valor percebido de uma marca aos olhos dos consumidores. Quando uma marca é posicionada como única e desejável, os consumidores estão dispostos a pagar mais pelos seus produtos ou serviços.


     5. Atrai o público certo:


O posicionamento eficaz da marca ajuda a atrair o público-alvo certo para uma marca. Isto significa que a marca será relevante e apelativa para o grupo específico de pessoas que pretende atingir, resultando em esforços de marketing mais eficazes.


Como criar uma estratégia eficaz de posicionamento de marca


     1. Conheça o seu público-alvo:


O primeiro passo para criar uma estratégia de posicionamento forte é entender o seu público-alvo. Realize pesquisas de mercado e analise o comportamento do consumidor para identificar suas necessidades, preferências e valores.


     2. Identifique sua proposta de venda exclusiva (USP):


Seu USP ( proposta única de venda ) é o que o diferencia de seus concorrentes e faz sua marca se destacar. Pode ser um recurso, benefício ou valor específico que somente sua marca oferece. Identificar o seu USP é essencial para criar uma declaração de posicionamento forte.


     3. Defina a personalidade da sua marca:


A personalidade de uma marca são seus traços e características humanas que a tornam compreensível para os consumidores. Determine os traços de personalidade que você deseja que sua marca tenha e certifique-se de que eles estejam alinhados com os valores e preferências do seu público-alvo. Isso ajudará a criar uma conexão emocional com os consumidores.


     4. Seja consistente:


Consistência é fundamental quando se trata de posicionamento de marca. Certifique-se de que todos os seus esforços de marketing, incluindo mensagens, recursos visuais e tom de voz, sejam consistentes em todas as plataformas. Isto cria uma imagem de marca unificada e reforça o posicionamento da marca na mente dos consumidores.


     5. Monitore e adapte:


As tendências do mercado e os comportamentos dos consumidores estão em constante mudança, por isso é importante monitorizar regularmente o posicionamento da sua marca e fazer ajustes, se necessário. Fique de olho nas estratégias dos seus concorrentes e adapte-se de acordo para se manter relevante no mercado.


Posicionando uma grande empresa de marketing


O objetivo é ajudar as empresas a atingirem todo o seu potencial por meio do marketing digital. O posicionamento da marca está centrado na experiência e na paixão por ajudar as pequenas e médias empresas a crescer e a ter sucesso no mundo digital em constante evolução.


O público-alvo inclui empreendedores, startups e proprietários de pequenas empresas que procuram uma agência de marketing digital confiável e voltada para resultados.  A USP aposta na abordagem personalizada e na dedicação para entender as necessidades e objetivos únicos de cada cliente. Você deve se esforçar para criar uma personalidade de marca amigável e acessível que ressoe com seu público, construindo confiança e relacionamentos duradouros.


Crie uma estratégia de posicionamento de marca forte que irá diferenciar sua marca das demais!

2024/07/10

Siete formas de crear entretenimiento con impacto


Comunicar un mensaje a través del entretenimiento puede ser difícil, porque hay que tener cuidado de no sermonear a la audiencia y, al mismo tiempo, mantenerla involucrada con el tema en cuestión.


Rodolfo Varela


El entretenimiento en forma de cine, teatro y televisión ha influido, desde tiempos inmemoriales, en la forma en que los seres humanos piensan y se comporta la sociedad. A menudo, esto sucede sin darse cuenta y depende significativamente de la experiencia, la historia personal, la intención y la capacidad del creador para contar una buena historia con un mensaje eficaz.


Entonces, si eres una organización o un individuo que quiere contar historias significativas y crear impacto a través del entretenimiento, ¿cuál es la mejor manera de hacerlo? ¿Cómo se transmite un mensaje sin sermonear a la audiencia? ¿Cómo se mantiene un tono entretenido sin diluir el tema?


Hay varios desafíos para hacer esto, pero para ayudar a responder la pregunta de "cómo", analizamos ocho películas que pensamos que lograron combinar entretenimiento e impacto. Estos eran Anaarkali de Aarah, Newton, Padman, Pink, Rang de Basanti, Shahid, The Avengers y The Big Short.


Definimos el impacto en tres niveles: individual, social e institucional:


Individual: Impulsar el compromiso individual a través de un aumento en la conciencia, la información o el interés en el tema, lo que lleva a un cambio de mentalidad o una inclinación a actuar.


Social: Acción colectiva que puede tomar la forma de conversaciones, peticiones, protestas u otros medios para movilizar comunidades combinando recursos y energía.


Institucional: Se familiariza al público y se le da una comprensión de cómo funcionan las instituciones públicas como el poder judicial, legislativo o ejecutivo; también se les informa sobre las formas de colaborar con estas instituciones para impulsar la reforma.

Utilizando las definiciones de impacto anteriores, utilizamos diez métricas para desarrollar una guía que enumera las siete prácticas que necesita para crear medios de alto impacto. Las métricas incluyeron valor de entretenimiento, importancia del tema, comunicación del tema, valor cívico: individual, social y constitucional, comunicación de valores cívicos, empoderamiento de la audiencia, evidencia del impacto en el mundo real y éxito comercial.


Las siete mejores prácticas


1. Personajes como modelos a seguir


Una de las formas más poderosas de crear impacto a través del entretenimiento es desarrollar personajes que sirvan de modelo para la audiencia. Como productor de radio y televisión y pionero de los concursos radiales y el entretenimiento, explico la necesidad de tres personajes modelo a seguir:


Modelos positivos: encarnan el mensaje o comportamiento deseado y, a menudo, se presentan como facilitadores apasionados, carismáticos, optimistas y orientados a soluciones a quienes nos gustaría parecernos más.


Modelos negativos: muestran una acción incorrecta y señalan una forma indeseable de pensar o comportarse.


Modelos de transición: pasan de lo negativo a lo positivo, modelando activamente a la audiencia formas de evolucionar el pensamiento y el comportamiento desde la confusión o el desinterés hasta la conciencia y la acción.


¿Cómo se mantiene un tono entretenido sin diluir el tema?


La imitación generalmente proviene del tercer tipo (transicional), ya que el espectador es capaz de identificarse con su proceso de pensamiento y su transición de la confusión o el desinterés a la conciencia y la acción. El compromiso está impulsado por personajes inspiradores que funcionan como modelos a seguir. Actúan como catalizadores que tienen el poder de movilizar a su audiencia y luchar por lo que creen.


Por ejemplo, la película de Bollywood Rang De Basanti muestra a un grupo de estudiantes que generalmente no están interesados ​​en la política hasta que un escándalo de corrupción en el Ministerio de Defensa acaba con la vida de un amigo cercano. La primera parte de la película establece la identificación del grupo con el público joven indio a través de escenas de su vida universitaria y diálogos sobre el triste estado de la política en el país. La segunda parte sirve de inspiración para que cualquier ciudadano común y corriente que alguna vez se haya quejado del “sistema corrupto” pueda tomar medidas.


Esto fue evidente en el activismo de la vida real que desencadenó la película, desde inspirar a los estudiantes de la Universidad de Delhi hasta encabezar una campaña para un nuevo juicio del caso Priyadarshini Mattoo (donde estuvieron presentes actores de Rang De Basanti), pasando por la vigilia con velas (celebrada en la Puerta de la India). (tal como lo había representado la película) que llevó a la apertura del caso de asesinato de Jessica Lal y al posterior encarcelamiento de Manu Sharma.


Artículo relacionado: Cuando la vida real imita la vida en carrete


2. Definición del planteamiento del problema


El contenido debe definir claramente y analizar las muchas capas del problema en cuestión. Al hacerlo, se establece en la mente del público que no se trata sólo de un conflicto pasajero en la película, sino de un problema social importante.


El contenido debe definir claramente y analizar las muchas capas del problema en cuestión.


El contenido también debe identificar una o dos causas fundamentales del problema, en lugar de hacer suposiciones sobre la comprensión del mismo por parte de la audiencia. La mejor manera de lograrlo suele ser centrándose en un aspecto de un tema que forma parte de la conversación pública (por ejemplo, la higiene menstrual) y al mismo tiempo presentar una nueva dimensión de su origen. En la película Padman, hay una escena clara en la que el héroe Akshay Kumar (el personaje de transición de la película) está en la clínica de un médico. El médico le explica claramente los peligros de que las mujeres utilicen toallas, hojas u otros materiales antihigiénicos viejos en lugar de toallas sanitarias. En esta escena, Kumar no es consciente del problema y, a través de su educación, el público también comprende por qué las toallas sanitarias son esenciales.


3. Crear un conflicto atractivo


La tensión en una historia genera interés, despierta curiosidad y mantiene nuestra atención. Los medios con una causa a menudo se centran en definir el problema social y asumen que la audiencia lo ve como un conflicto interesante en el que hay que invertir. Sin embargo, esto es insuficiente. Para que el conflicto cree algún tipo de tensión, el público necesita encontrar una conexión personal con él. Si todavía no son conscientes, no están involucrados o no están conectados con el problema, entonces este conflicto tiene poco valor para ellos.


Y por eso el conflicto a menudo debe presentarse en forma de relaciones entre personajes, un drama inminente o una consecuencia aterradora. En la mayoría de los casos, la audiencia se siente impulsada a apoyar a un equipo o a un determinado resultado deseado; esto hace que se involucren y se comprometan personalmente hasta el final. Por ejemplo, en Anaarkali of Aarah, una película sobre una bailarina folclórica de un pequeño pueblo de la India, la bailarina es abusada sexualmente por el vicerrector de una universidad local durante una actuación. El conflicto no es el incidente en sí, sino la lucha de la bailarina por justicia contra un hombre poderoso resalta su derecho al consentimiento independientemente de sus antecedentes.


4. Resolver el conflicto de forma realista pero entretenida


La resolución de conflictos es importante a la hora de presentar una solución a un problema. Aquí es donde se logra el equilibrio más delicado entre entretenimiento y educación. Presentar una resolución extraordinaria y llena de emociones puede resultar tentador, pero a menudo no llega a ofrecer una solución realista a la audiencia.


Si la resolución requiere intervención aleatoria o divina, tendrá poco o ningún impacto. Debe inspirar a la audiencia y ser replicable de manera realista, al mismo tiempo que debe tener suficiente cociente emocional para mantener a la gente comprometida.


En Pink, un drama judicial sobre el acoso sexual y el consentimiento, la resolución del conflicto se produce a través de un poderoso discurso del actor principal, Amitabh Bachchan. Carga a la audiencia mientras presenta un argumento legal exitoso sobre el consentimiento. Por el contrario, a Rang De Basanti le va peor, ya que el final de la película es demasiado emotivo, con los estudiantes convirtiéndose en justicieros y asesinando al político corrupto. Esto se percibe como un fin poco realista y como una solución indeseable para el problema en cuestión.


5. Motivación emocional para participar en el cambio


Casi todos los estudios de casos exitosos que analizamos provocan una fuerte respuesta emocional a la causa, que va desde la ira y la frustración hasta la vergüenza y la esperanza. Sin embargo, lo importante es que el contenido sea capaz de hacer que la audiencia pase de verlo a hacerlo.


Diferentes emociones conducen a diferentes reacciones. El final de Shahid, una película sobre el activista y abogado indio Shahid Azmi, podría enojarte y dejarte abatido por la situación, o podría inspirarte a actuar; Padman, por otro lado, te hace consciente del problema y te motiva a hacer algo al respecto. Comprender qué emoción conducirá al resultado deseado es importante para crear impacto. Las investigaciones psicológicas y neurocientíficas muestran que la empatía desencadena procesos neuronales que conducen tanto al "compartir experiencias" como a la "adopción de perspectivas" que impulsan la acción para rectificar los problemas que afectan a las personas con las que empatizamos.


6. Proporcionar una herramienta


Para llevar a la audiencia de la inspiración a la acción es necesario brindarles herramientas para el mundo real. Una herramienta puede variar desde una cartilla bien estructurada sobre el tema social hasta un recurso que pueden compartir con otros. Debería brindarle a la audiencia un camino para impulsar el tipo de cambio que el contenido les ayuda a imaginar.



CRIANDO ENTRETENIMENTO COM IMPACTO




Personagens como modelos de papéis 
Catalisadores que têm o poder de mobilizar o seu público para se posicionar e lutar por aquilo em que acreditam.


Definindo a declaração do problema
Defina claramente e desvende múltiplas camadas do problema em foco.


Criando conflito envolvente
A tensão estimula o interesse, desperta a curiosidade e sustenta a nossa atenção.


Resolver conflitos de forma realista e divertida 
Apresente uma solução na qual o público possa se inspirar e imitar de forma realista.


Motivação emocional para participar da mudança
A empatia desempenha um papel fundamental no espectro de respostas emocionais que levam à ação.


Fornecendo uma ferramenta
Forneça uma ferramenta para o espectador levar para casa - uma cartilha, um recurso ou um iniciador de conversa.


Pesquisa de público
Pesquisa aprofundada sobre a familiaridade e compreensão do público-alvo sobre o assunto, de modo a garantir que a mensagem se encaixe em seu contexto.





Para llevar a la audiencia de la inspiración a la acción es necesario brindarles herramientas para el mundo real.


En Pink, Bachchan explica el consentimiento en un lenguaje que los legos pueden entender. Su monólogo se convierte en una herramienta para que la audiencia obtenga una comprensión clara y simplificada del contexto legal en torno al consentimiento y luego lo utilice para iniciar una conversación o desafiar una opinión contraria. En Newton, una película sobre la realización de elecciones en una zona de la India asolada por conflictos, la herramienta se presenta como una guía para quienes trabajan en la administración pública o están interesados ​​en comprender el proceso electoral.


7. Investigación de audiencia


Por último, es absolutamente fundamental comprender a la audiencia y su capacidad para verse afectada por el tema presentado. Esto requiere tres investigaciones centradas en la audiencia.


En primer lugar, la investigación debe explorar la composición de la audiencia: sus hábitos, estilos de vida, preocupaciones, intereses y miedos. Estas "personas" ayudarán a informar cómo se deben diseñar el mensaje, el formato y los personajes para que sean identificables. Esto es especialmente cierto para el desarrollo de personajes positivos, negativos y transicionales.


En segundo lugar, los creadores de contenido deben comprender el interés y el conocimiento previo de la audiencia sobre el tema en cuestión. Por ejemplo, si la audiencia tiene poco conocimiento del problema, entonces saltarse un paso y ofrecer una solución directamente puede no funcionar. El contenido debe basarse en identificar en qué parte del espectro desde la conciencia hasta la toma de soluciones se encuentra la audiencia.


En tercer lugar, para que la audiencia realice cualquier acción, el contenido debe crearse teniendo en cuenta los recursos con los que cuenta: motivación, tiempo, capital financiero o social, o influencia política.


2024/07/05

Día del locutor: por qué se celebra hoy en la Argentina



El Día Nacional del Locutor en Argentina se conmemora cada 3 de julio en recuerdo de la fundación de la Sociedad Argentina de Locutores (SAL), un organismo clave para quienes forman parte de esta profesión. Su creación ayudó a conseguir mejoras, agrupar a los locutores del país y unificar criterios para el funcionamiento y desarrollo de la radio en el país.





Las voces de la radio en Argentina






Un pequeño recuerdo de la historia de la locución en Argentina


Los orígenes de este día se remontan al año 1943, cuando Jorge Homar Del Río, un piloto argentino que había asistido a programas en Radio El Mundo, propuso crear un organismo que agrupara a los locutores del país. La iniciativa llegó a varios referentes de la radio de la época y el editor Julio Korn prestó su editorial ubicada en Av. Corrientes 830, para que pudieran reunirse.


Hoy 03/07/2024 es el día del locutor de radio y para los que no lo saben, un locutor de radio es esa persona que parece hablarnos a través de nuestra radio, esa voz cálida y llena de sentimientos que solo un profesional en este campo podría tener. 




Alguien que no sólo transmite noticias, sino información llena de sentimiento humano, personas que se acercan de una manera poco convencional.
 Entonces, felicidades a los locutores de radio que traen a nuestras casas las canciones más lindas, los mensajes más lindos, que logran dejar de lado sus problemas para traer a nuestras casas, una especie de compañía que no podemos tocar ni ver, pero que sabemos que está ahí, cerca, captando en el aire las ondas de energía que emite el mundo entero.


Por eso, si conoces a algún locutor de radio, no dudes en felicitarlo, en agradecerle su compañía, por alegrarle el día, por dedicarle esa canción que con tanto cariño pedía a alguien especial. No dejes de transmitir toda tu energía a este profesional que por más naturales que sean los problemas siempre nos transmite una vibra positiva y esperanzadora.


Felicitaciones compañeros y hermanos locutores argentinos. Ustedes son los protagonistas de la programación radiofónica Argentina, las voces que están cada día en la cabeza del oyente, que son reconocidas más por sus ideas y timbre que por cualquier otra característica.

2024/07/04

19 KPIs para medir o sucesso de suas campanhas de marketing


Existem muitos KPIs (Indicador-chave de desempenho) que você pode usar para medir o sucesso das campanhas de marketing. Mas você precisa ter discernimento e escolher os KPIs mais relevantes para os objetivos da sua campanha. Aqui estão 19 exemplos de KPIs que você pode usar para medir o sucesso da campanha de marketing.






1. Retorno do Investimento (ROI)


O ROI é uma métrica de negócios onipresente que mostra quanto você ganha com uma ação específica. Se você gastar US$ 2.500 em uma campanha de pesquisa paga que gera US$ 10.000 em vendas, isso representa um retorno de US$ 7.500 ou 300%. Quanto maior for o seu ROI, melhor será a sua campanha.



2. Retorno do investimento em publicidade (ROAS)


ROAS é uma métrica que fornece uma imagem do valor da receita obtida para cada dólar gasto em anúncios. ROAS é igual à receita atribuída aos anúncios dividida pelo custo desses mesmos anúncios.


3. Valor vitalício do cliente (CLV)


Aqui está um exemplo para ajudar a explicar essa métrica: se um cliente paga US$ 1.000 por ano para assinar o serviço da sua empresa e espera-se que ele permaneça assinante por quatro anos, o CLV desse cliente é de US$ 4.000.


4. Taxa de conversão


A taxa de conversão mede o número de visitantes de um site que são convertidos em leads ou clientes durante uma campanha. Se uma campanha de marketing gerar 1.000 novos visitantes no site e 100 desses visitantes forem subsequentemente qualificados como leads, porque concluíram uma ação alvo específica, isso resulta em uma taxa de conversão de 10%.


5. Duração média da sessão


A duração média da sessão é uma métrica que mede o tempo médio que os visitantes passam em seu site, desde o primeiro acesso a uma página da web até o momento em que saem ou ficam inativos por mais de 30 minutos. É calculado dividindo a duração total de todas as sessões do seu site pelo número total de sessões. 


6. Custo por lead (CPL)


Simplificando, CPL é o custo total para o seu negócio ou campanha de geração de um lead. Um CPL baixo é ideal, pois significa que suas campanhas de marketing são eficientes na geração de leads.


7. Custo por aquisição (CPA)


CPA é o custo total gasto pela sua empresa para conquistar um novo cliente. Resumindo, você está medindo quanto custa levar um cliente desde a fase inicial de divulgação até a conversão.


8. Tráfego do site


O tráfego do seu site aumentou quando você começou a veicular seus anúncios? Em caso afirmativo, meça esse aumento em relação ao tráfego do site antes da sua campanha para determinar o impacto real da sua publicidade no direcionamento do tráfego para o seu site.


9. Taxa de rejeição


Um visitante de um site “salta” se acessar sua página e clicar fora sem verificar pelo menos uma outra página. Uma taxa de rejeição de 25% a 40% é geralmente considerada excelente.


10. Visitas por origem de tráfego


Além de rastrear o tráfego do site, você pode identificar a origem dos visitantes nos funis de marketing e vendas. Isso permite atribuir leads a anúncios gráficos, campanhas de e-mail, pesquisa paga, mídia social ou referências, fornecendo uma imagem mais granular do sucesso da campanha. 
  

11. Visitantes novos versus visitantes recorrentes


Você também pode medir os visitantes por tipo. É a primeira vez que alguém visita o site? Em caso afirmativo, há um novo lead a ser atribuído à campanha? Ou eles são clientes recorrentes?


12. Custo por clique (CPC)


Se você souber quantos compradores em potencial clicaram em seu anúncio PPC, poderá calcular o CPC. Quanto você pagou pelo anúncio? E quantos cliques o anúncio gerou? Um CPC baixo significa que você está fazendo um bom trabalho ao atingir seu público-alvo com conteúdo e mensagens relevantes.


13. Taxa de saída


Às vezes confundida com taxa de rejeição, a taxa de saída mede o número de visitantes que saem de uma determinada página do site. Ao contrário da taxa de rejeição, porém, a taxa de saída mede a atividade do usuário durante visitas à web que envolvem múltiplas visualizações de página (consulte o item 15 para obter mais informações sobre essa métrica). 


Para calcular a taxa de saída, divida o número total de saídas de uma página pelo número total de visitantes dessa página. Uma alta taxa de saída pode indicar um problema com uma página específica do seu site. Por exemplo, a página pode não apresentar conteúdo relevante ou oferecer um CTA claro. 


14. Impressões


Esta é uma boa métrica para determinar se sua campanha publicitária está direcionando os canais certos. 


Impressões são o número de vezes que as pessoas viram seu anúncio. Quanto maior o número de impressões, mais pessoas visualizaram seu anúncio, o que, por sua vez, significa que os canais que você usa estão funcionando para você.


15. Visualizações de página



O Google Analytics define visualizações de página – ou “visualizações de página” – como o número total de páginas que os visitantes de um site visualizam nesse site. Inclui visualizações repetidas de páginas. 


As visualizações de página no Google Analytics são uma métrica útil para medir a popularidade e o alcance de uma página específica ou postagem em mídia social. Uma visualização de página exclusiva rastreia o número de sessões em que uma página foi visualizada pelo menos uma vez.


16. Engajamento nas mídias sociais



Geralmente, essa métrica está relacionada a como seus clientes e alvos interagem com seu conteúdo social por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos e repostagens. Normalmente, você pode acompanhar as métricas de engajamento nos painéis analíticos das redes de mídia social. Muitos gerentes de mídia social terceirizados também fornecem ferramentas para medir o envolvimento em plataformas sociais. 


17. Taxa de abertura de e-mail


Essa métrica é calculada com base no número de emails enviados, dividido pelo número de destinatários que abriram esses emails. Então, se você envia 1.000 emails e 200 destinatários abrem os emails, isso significa que sua campanha tem uma taxa de abertura de emails de 20%. 

Qual é uma boa taxa de abertura de e-mail? Segundo Mailchimp, a média é de 21,33%. 


18. Taxa de cliques (CTR)


Essa métrica mede o número de clientes que clicam em seu site ou aplicativo após serem expostos a uma campanha publicitária paga por clique (PPC). 

O Campaign Monitor sugere que uma boa CTR está entre 2% e 5%.


19. Conversões de chamadas telefônicas


Se seus clientes costumam interagir com você por telefone, você também pode considerar o rastreamento de conversões de chamadas telefônicas. Uma ferramenta de rastreamento de chamadas como o Invoca permitirá que você entenda não apenas a quantidade de ligações que suas campanhas de marketing geram - mas quantas resultam em vendas e receitas (mais sobre isso na próxima seção).


Avalie o sucesso do marketing com a Invoca
O software de rastreamento de chamadas e a inteligência de conversas da Invoca podem ser ferramentas valiosas para medir o sucesso de campanhas de marketing digital e maximizar seus investimentos em marketing. E, mais uma vez, em tempos económicos incertos, é ainda mais crítico que os profissionais de marketing tenham a capacidade de medir com precisão o sucesso das suas campanhas.


A Invoca oferece uma visão completa do sucesso da campanha de marketing, permitindo que os profissionais de marketing vejam as conversões online e offline lado a lado e atribuam conversões feitas em conversas telefônicas com precisão. O software de rastreamento de chamadas da Invoca também é inestimável para rastrear leads e sua progressão no funil de conversão. Os dados gerados pelo software de rastreamento de chamadas da Invoca podem ajudar os profissionais de marketing a calcular KPIs com mais precisão, como ROAS (return on advertising spend ou retorno sobre o investimento em publicidade)( mede o lucro que é gerado a partir de campanhas), publicitárias., ROI(é a sigla, em inglês, de return on investments)( retorno sobre investimentos), (CPno marketing digital: o que significa, como utilizar e melhorar)
 e (CPA Own Assessment Committee /Comissão Própria de Avaliação).






Outra forma pela qual a Invoca pode ajudar os profissionais de marketing a medir o sucesso de suas campanhas é permitindo-lhes rastrear e otimizar os esforços de pagamento por chamada. Pay-per-call é um tipo de marketing de desempenho em que um anunciante paga aos editores – também conhecidos como afiliados ou parceiros de distribuição – por chamadas de qualidade geradas em nome do anunciante.


As campanhas de pagamento por chamada ajudam os profissionais de marketing a expandir sua distribuição e o volume de chamadas recebidas em vários canais sem grandes esforços. E com a Invoca trabalhando em segundo plano para rastrear e atribuir essas chamadas à fonte correta usando um número de telefone de rastreamento exclusivo, analisar e medir o sucesso das vendas por telefone é tão fácil quanto rastrear conversões online.


2024/07/02

Como medir o sucesso das campanhas de marketing

Os profissionais de marketing de hoje têm acesso a uma riqueza de dados que fornecem informações sobre o desempenho de suas campanhas de marketing. Melhor ainda, existem muitas ferramentas disponíveis para rastrear esses dados em tempo real e torná-los acionáveis. 





Se uma estratégia estiver aquém das expectativas, os profissionais de marketing poderão fazer ajustes rapidamente. Se uma tática produz resultados excepcionais, eles podem agir rapidamente para ampliá-la.


Ultimamente, os profissionais de marketing estão sentindo ainda mais pressão para demonstrar que suas campanhas estão atingindo o alvo e agregando valor ao negócio. A incerteza económica faz com que muitas empresas procurem formas de reduzir custos, e os orçamentos de marketing estão frequentemente entre os primeiros na fila para cortes. Métricas claras que mostram que as campanhas estão, de fato, atingindo seus objetivos e fazendo isso com eficiência podem evitar que os orçamentos sejam cortados - e talvez até mesmo ajudar as equipes de marketing a garantir mais dinheiro para gastar.


Portanto, é vital que os profissionais de marketing entendam como medir o sucesso das campanhas de marketing – e como fazer isso é exatamente o que exploraremos neste artigo.


O que significa medir o sucesso de uma campanha de marketing?


Se você é novo na medição de campanhas de marketing, aqui vai uma explicação rápida: é um processo estruturado para determinar se seus esforços de marketing o ajudaram a atingir os objetivos de sua campanha. Envolve o uso de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), como os que apresentamos mais adiante neste post, para fazer uma avaliação abrangente do desempenho da sua campanha.


Por que é importante medir campanhas de marketing


Você precisa saber o desempenho de sua campanha de marketing enquanto ela está em andamento - caso contrário, como você pode fazer melhorias oportunas? Você não quer esperar até o final de uma campanha para descobrir que está usando mensagens que não agradam seu público-alvo ou descobrir que havia uma excelente oportunidade para se concentrar mais em uma tática específica que teria ajudado você a obter mais resultados. 


As informações coletadas no processo de medição da campanha de marketing também podem ser usadas para otimizar campanhas futuras. Além disso, você pode ter certeza de que não está desperdiçando dinheiro e terá evidências para mostrar às partes interessadas que suas campanhas de marketing estão realmente causando um impacto positivo.


7 etapas a seguir para medir campanhas de marketing


Como você começa a medir a campanha de marketing? Essas sete etapas podem ajudá-lo a desenvolver uma abordagem sólida sobre como medir a eficácia da campanha de marketing.


Etapa 1. Defina metas claras 


Para acompanhar o desempenho da campanha de marketing, você precisa saber desde o início quais metas específicas você está trabalhando para alcançar. Você deseja gerar mais receita, aumentar as assinaturas, obter mais leads para a equipe de vendas, melhorar sua classificação nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) ou apenas aumentar o conhecimento da marca?


Seja qual for o seu objetivo, considere usar uma técnica formal como objetivos e resultados-chave (OKRs) ou metas SMART para ajudar a orientar seus esforços:


OKRs: você pode definir OKRs trimestralmente ou em algum outro intervalo de tempo, como mensalmente, dependendo de suas necessidades. Como explica este artigo sobre OKRs (que inclui exemplos), objetivos são metas e intenções, enquanto os resultados principais são marcos mensuráveis ​​e com prazo determinado sob esses objetivos.


SMART: Este acrônimo significa “específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado”. As metas SMART são essencialmente os principais resultados que você definiu ao usar a estrutura OKR. As metas SMART centram-se na pergunta: “Qual é o nosso objetivo?” enquanto os OKRs se concentram em duas questões relacionadas: “Qual é o nosso objetivo e como podemos alcançá-lo?”
Como você decide qual método usar? Este artigo pode ajudar a fornecer algumas orientações.


Passo 2. Definir KPIs


Um indicador chave de desempenho (KPI) em marketing é uma métrica com um valor numérico que você pode usar para medir o desempenho de sua campanha em relação às metas definidas. A taxa de conversão e a taxa de rejeição são exemplos de KPIs. Posteriormente nesta postagem, veremos esses e vários outros KPIs que você pode querer acompanhar, dependendo dos objetivos de sua campanha e dos principais resultados que você está buscando.


Etapa 3. Defina um prazo para a campanha


Com seus objetivos e KPIs em mente, a próxima etapa é definir um ponto inicial e um ponto final para rastrear e medir dados relacionados à sua campanha de marketing. Quer o seu prazo seja de dias, semanas ou até meses, estabelecer um prazo definido para medição o ajudará a monitorar o progresso em direção às suas metas e a fazer os ajustes necessários ao longo do caminho para ajudar a garantir que você atinja os marcos desejados.


Passo 4. Crie um Cronograma de Medição


A medição deve ocorrer durante todo o ciclo de vida de uma campanha, portanto, você desejará desenvolver um cronograma de medição para detectar alterações ao longo do tempo. Conforme observado anteriormente, se você esperar até o término de uma campanha para medir seu desempenho em relação aos seus objetivos, poderá perder oportunidades vitais de fazer mudanças que melhorarão os resultados.


Etapa 5. Escolha as ferramentas de marketing certas


Certifique-se de usar as ferramentas certas para medição de campanhas de marketing. Se a campanha incluir mídias sociais, por exemplo, procure usar ferramentas analíticas fornecidas pela plataforma relevante, como Twitter ou Instagram. 


Outra ferramenta, o Google Analytics, é gratuita e amplamente utilizada por profissionais de marketing. É muito eficaz para determinar como, por que e de onde as pessoas acessam seu site.
  

Você também pode decidir usar um URL dedicado para sua campanha, para poder acompanhar o desempenho no Google Analytics com mais facilidade. Nesse caso, você deve considerar adicionar o Google Campaign URL Builder à sua gama de ferramentas de medição de campanhas de marketing. (Este artigo ajuda a explicar o porquê.)


Se uma parte significativa de sua base de clientes ligar para agendar compromissos ou compras por telefone, você pode considerar o rastreamento de chamadas. Este software permite quantificar as conversões de chamadas telefônicas que você gera com a mesma precisão com que mede suas conversões online.


Etapa 6. Criar benchmarks


Conforme observado anteriormente, não meça apenas os resultados finais de uma campanha. Crie benchmarks ao longo do processo de medição e incorpore-os em seu cronograma de medição (veja a Etapa 4) para que você possa avaliar o progresso ao longo da campanha e definir metas que o levarão ao sucesso.


Etapa 7. Crie um painel para Apresentar Resultados


Você está trabalhando duro para medir o sucesso de sua campanha e coletando muitos dados ao longo do caminho. Você deseja compartilhar seus resultados com as partes interessadas e outros tomadores de decisão importantes, mas precisa ter certeza de que eles podem compreendê-los facilmente e, idealmente, visualizar os dados em tempo real. Construir um painel de KPI pode ajudá-lo a conseguir isso. Confira este artigo – e este também – para exemplos, modelos e dicas para criar um painel de marketing para rastrear KPIs.

2024/07/01

Como os reality shows mataram a criatividade na televisão


Pode ser difícil encontrar mais dois tópicos trabalhados nas artes neste momento, mas uma boa pesquisa no Google revela que “criatividade” e “reality shows” ainda não se enfrentaram na mesma história. Aqui está o que falta nos respectivos debates.






Os reality shows agora dominam as telas de TV australianase do mundo. Enquanto em apenas um programa com roteiro INXS: Never Tear Us Apart chegou ao top 20 dos episódios mais assistidos (com o reality e o esporte ocupando todas as outras 19 posições), o reality ficou com 13 dos 20 episódios mais assistidos, ao lado do esporte .


Espelhando a propagação da realidade através da transmissão e do cabo nos EUA, que agora dedicam quase metade de toda a programação ao género em expansão (gerando 6 mil milhões de dólares em receitas anuais), o seu apelo é mais forte do que nunca - ou “em plena floração, ambos como uma força criativa e um negócio”, como noticiou o New York Times.


De acordo com o atual “herói” mundial da realidade e da criatividade, Jon de Mol, criador do Big Brother e do The Voice, “trabalhar para ser criativo no mundo da TV é interminável. Isso nunca para. É um desafio que nunca desaparece.”


A ascensão da criatividade corporativa


A ascensão insidiosa dos reality shows – ou talvez melhor denominados, “televisão corporativa” – pode ser comparada com o que o sociólogo britânico Thomas Osborne chama de “economia criativa”, um furacão permanente de conversa criativa impulsionado por um novo tipo de imperativo moral, e um com consequências potencialmente idiotas.


As indústrias criativas em constante expansão abrangem agora o design, a moda, a produção de software, os videojogos, o marketing, a publicidade, a música pop, as artes performativas, a publicação, a filosofia, a publicidade, a educação, a neurociência, a reabilitação prisional e muito mais.


Os gerentes capacitam sua equipe para uma produtividade mais “criativa”, e os realmente criativos (ou pelo menos os melhores em monetizar o trabalho) descobrem como impedir que os consumidores cliquem em pular o comercial do YouTube. Pelo que ouvi, os grandes publicitários, como Leo Burnett, estão agora a recrutar poetas e artistas de teatro em vez de vendedores obstinados.


Em meio ao frenesi, no comando do culto à criatividade, o gênero mais animado no set atualmente está combinando o impacto visceral do documentário com a estrutura da história do roteiro de TV, e acertando “as questões culturais mais polêmicas – classe, sexo, raça”. que a televisão respeitável raramente toca”, disse o produtor de reality shows americano Michael Hirschorn. Seus formatos de melhor desempenho: solteiro, dona de casa, chef, renovador, sensação de talento, caçador de patos, pessoa do pântano, desastre de concurso infantil e (um favorito de todos os tempos ) “ocupante de casa” – agora ocupante que assiste TV – provoca a mistura perfeita de humilhação e Schadenfreude.


Na Austrália, os competidores podem acabar falidos e intimidados até ficarem cegos e suicidas. Nos EUA, aspirantes a estrelas recorrerão a brigas movidas a álcool ou a dar à luz seus próprios bebês na TV. Fazer sexo diante das câmeras se tornou o padrão, até mesmo antiquado, anos atrás.


Embora seja tentador continuar repetindo as evidências acadêmicas e outras evidências generalizadas de exploração de trabalhadores e salários roubados (US$ 40 milhões por ano apenas pelas empresas de TV sem roteiro sediadas em Nova York , de acordo com o Writer's Guild of America), a produção lamentavelmente barata valores, ligações à cirurgia plástica em massa, distúrbios alimentares e diminuição geral da moralidade nas audiências, “frankenbiting” (onde o diálogo é enganosamente editado para criar histórias melhores), vigilância de metadados, o empobrecimento dos discursos públicos e o facto de que tudo se baseia sobre ser real quando é extraordinariamente falso - há outro aspecto nos reality shows que torna tudo ainda pior.


O gênero também está diminuindo a criatividade.

Para onde foram todos os criativos?

Em primeiro lugar, praticamente eliminou da mais ampla plataforma de entretenimento, uma das profissões mais antigas da história, a do ator trabalhador. Agora que temos desesperados, profissionais treinados podem muito bem seguir o caminho do iPhone 5.


A equipe artística envolvente? Reestruturado. Coreógrafos, designers de iluminação, engenheiros de som e figurinistas recebem a patente dos EUA (ou da Holanda) e são instruídos a fazer com que pareça igual.


Mais importante ainda, o escritor, que de outra forma poderia ter escrito o próximo Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes, As Três Irmãs ou Os Simpsons, agora ajuda a Klan de Kim Kardashian enquanto eles personalizam o rosto, as roupas, o cabelo, o trabalho e os privilégios de ascensão social das pessoas em troca para pagamentos com cartão de crédito em uma Hollywood virtual.


As formas de arte inferiores, desde o obsceno até à isca até às marionetas do pénis, sempre tiveram um lugar nas nossas culturas – mas nem sempre dominaram, sobreviveram menos ou definiram épocas como a televisão corporativa pode muito bem fazer nas nossas. Vemos realmente as pessoas do pântano ou cantores de karaokê de hoje que seriam Leonard Cohens lotando o Teatro Dramático em 400 anos?

Não.

Por que? Porque a criatividade se tornou moda, salvo os artistas sobreviventes essenciais como: Bansky, Woody Allen ou os irmãos Coen como exemplos. Nas palavras de Thomas Osborne, o que estamos vendo é:



[a] repetição interminável de mudanças permanentes sob condições de imitação permanente: produção pela produção, “ideias” pelas “ideias” – e algo que, em última análise, talvez precisamente devido ao seu carácter de uma espécie de heterodoxia compulsória, tem efeitos conservadores.


Para o filósofo Jeff Malpas, estes efeitos conservadores ligam a criatividade ao tecnocapitalismo corporativo – uma onda massiva de desindividualização disfarçada de controlo e liberdade. Ou, em termos de horário nobre: ​​vote no maior perdedor para ganhar um cheeseburger!


A questão é que se retira a arte – que é o que a televisão corporativa tem feito – e se retiram as histórias que são realmente para as pessoas. É uma jogada inteligente fazer com que os artistas pareçam “fora de contacto” no espaço televisivo porque os artistas – em grande parte motivados pelo que significa ser humano e, mais importante, pela originalidade (certamente não pelo dinheiro) – escrevem, dirigem e interpretam verdades inconvenientes. Eles sempre foram melhores em democracia do que os políticos, e é sem dúvida por isso que precisam ser removidos.


À medida que a criatividade se confunde com invenção, imitação (ou novidade, na melhor das hipóteses) e é reduzida a metadados capturados através de transmissões ao vivo de sexo no curral e aplicações do X-Factor - esquecemos que, como Hegel, após o Renascimento, e Aristóteles da Grécia antiga alertaram, a arte apresenta o homem com ele mesmo.


Supondo que eles estivessem certos, seria melhor deixarmos Kim Kardashian e similares por um tempo e votarmos em outra coisa. A menos que ela queira tentar recitar A Odisseia.

2024/06/25

Marketing digital: o que é e como funciona


Você conhece a frase: “se você não sabe para onde vai, qualquer ônibus serve”? No Marketing Digital acontece: se você não sabe o que é e como funciona...





Pause o que você está fazendo por um momento e vamos refletir!

Você conhece a frase: “se você não sabe para onde vai, qualquer ônibus serve”? No Marketing Digital acontece: se você não sabe o que é e como funciona, não sabe qual o significado que isso tem para o seu negócio.

Para um bom crescimento da sua empresa, hoje estamos neste Blog e vamos falar sobre Marketing Digital: o que é e como funciona? 

Vou explicar as estratégias e canais mais utilizados e alguns exemplos para que você os entenda melhor.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias que visam divulgar sua marca, empresa ou negócio na internet. Difere do marketing tradicional porque inclui a utilização de canais e métodos digitais que permitem a análise dos resultados em tempo real.

É muito comum procurarmos na Internet os produtos ou serviços que pretendemos, seja para procurar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para procurar informações sobre determinado produto ou serviço (quando estamos ainda estudando a possibilidade de compra) ou mesmo para saber mais sobre um problema que temos (quando ainda não sabemos qual solução nos ajudará).

Chamamos tudo isso de Marketing Digital: um conjunto de ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de divulgar empresas e produtos.


E por que Marketing Digital?


Depois da globalização e da aceleração econômica que a América Latina teve, é muito comum ver que o marketing digital é um ativo muito novo e fresco para a tomada de decisões nas empresas. 

Seria então óbvio dizer que você precisa de marketing digital porque ele o ajudará a aumentar seu alcance no mercado. Na minha opinião, é melhor revisar alguns números que o ajudarão a obter o impulso que seu negócio precisa: 

3 milhões de anunciantes usam anúncios do Facebook para alcançar seus consumidores.
Empresas que possuem blog geram 67% mais clientes potenciais do que empresas que não possuem.
93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais.
Você pode estar interessado em: Como planejar sua estratégia de marketing para 2022


Como funciona o marketing digital?


Poderíamos afirmar que o Marketing Digital, por ser uma disciplina tão macro e extensa, possui uma enorme diversidade de disciplinas, estratégias e técnicas específicas. Portanto, existem inúmeras maneiras de aplicá-lo. 

Porém, e graças a este grande número de possibilidades de funcionamento do Marketing Digital, simplificamos as ações ou canais a seguir destacados porque são amplamente utilizados: 

SEO:

Significa Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de pesquisa. Estas são todas as ações que você realiza para garantir que as páginas do seu site apareçam no topo dos motores de busca.

SEM: 

Search Engine Marketing ou marketing de mecanismo de pesquisa. É a utilização de anúncios em motores de busca. Difere do SEO, pois para aparecer nos resultados é preciso pagar em plataformas como Google Ads.


Anúncios sociais: 


São todos aqueles anúncios pagos que aparecem em redes sociais como Instagram, Facebook, Tiktok, Linkedin, entre outras. É um canal muito eficaz porque você pode atingir os usuários com base nos interesses e afinidades deles com o seu produto.


Marketing de conteúdo:


Consiste na criação de conteúdo com informações valiosas para as diferentes etapas da jornada de compra do seu cliente.

Mídia social:

Consiste na construção de comunidades online através de redes sociais. Lembre-se que sua marca NÃO deve estar em todas as redes sociais. Primeiro entenda em qual deles seu cliente está inserido e se você pode oferecer conteúdo valioso para ele ali.

Marketing de email:

Trata-se de um relacionamento mais próximo e eficaz com o seu público. Neste canal você pode utilizar diversos formatos: ofertas, newsletters, cartões comemorativos, etc.; de grande potencial para levar a mensagem certa à pessoa certa em qualquer fase da compra.

E esta é a ação de marketing com maior ROI (retorno sobre investimento). Por exemplo, para cada US$ 1 investido em marketing digital por email, você pode esperar um retorno médio de US$ 42. (Fonte: oberlo.com)


Onde começar?


Agora que você já sabe o que é Marketing Digital e como funciona, o que acha de colocá-lo em prática? Abaixo resumimos 6 etapas que você pode seguir para criar seu primeiro plano de marketing:

1. Analise a situação do seu negócio ou empresa: por que você precisa do marketing digital?

2. Analise a sua concorrência: o que eles estão fazendo? o que você pode fazer melhor?

3. Defina seus objetivos: o que você alcançará com o marketing digital?

4. Selecione ações-chave: quais das que vimos você pode iniciar?

5. Meça seus resultados constantemente

6. Utilize uma ferramenta de gestão de Marketing Digital (RD Station, por exemplo, seria muito útil)

Quer conhecer outras ferramentas para levar seu Marketing Digital para o próximo nível?


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2024/06/11

Brasil: Los datos de inflación mostrarán una aceleración en mayo

 


Los datos de precios al consumidor de Brasil correspondientes a mayo probablemente mostrarán una aceleración de la inflación, reflejando los daños causados ​​por las recientes y desastrosas inundaciones en el sur, según una encuesta por la prensa publicada el lunes.






La inflación anual, prevista en 3,89%, también se habría desviado aún más del centro de la meta oficial de 3% +/- 1,5 puntos porcentuales, pero esto sería atribuible a interrupciones temporales en la producción y la logística causadas por las lluvias excesivas en Río Grande. hacer estado Sul.


Los datos de precios que se publicarán el martes mostrarán un aumento mensual del 0,42% en mayo frente al 0,38% en abril y del 3,89% interanual frente al 3,69%, según las estimaciones medianas de 23 economistas encuestados del 5 al 10 de junio.
"Es probable que esta publicación comience a reflejar los efectos de las inundaciones en el sur de Brasil. A pesar de que la inflación de alimentos en el hogar se desacelera mensualmente, podría acelerarse interanualmente del 2,6% al 2,9%", escribieron los analistas de la UBS en un informe.


"Esperamos que (la inflación de los alimentos) alcance un máximo del 4% en junio, antes de desacelerarse al 3,4% en agosto y al 3,1% a finales de año... siendo la mayoría de los efectos temporales, creemos que la mayor parte del aumento de los alimentos de mayo y junio podría revertirse en los meses siguientes".


En su último esfuerzo por contener el impacto económico de las inundaciones históricas que mataron a más de 170 personas, Brasil compró 263.370 toneladas métricas de arroz importado en una rara subasta para evitar un aumento de precios.


Algunos datos preliminares han demostrado que la inflación de los alimentos provocada por las inundaciones fue menor de lo que se temía inicialmente. Aun así, muchos economistas, incluidos los dirigentes ortodoxos del banco central, siguen preocupados por las tendencias a largo plazo.


Las expectativas de inflación han seguido avanzando hacia el 4% este año, dado un mercado laboral relativamente sólido, preocupaciones persistentes en el aspecto fiscal y opiniones divergentes entre las autoridades del Banco Central do Brasil (BCB).


"La economía todavía está creciendo cerca de su potencial, el mercado laboral continúa estrechándose y el real brasileño está bajo presión por diversas razones internas y globales", escribieron economistas de Societe Generale en un informe.


"Un proceso muy lento de moderación de la inflación podría reanudarse después de julio, pero no esperamos que la inflación caiga cerca del objetivo del BCB... durante el horizonte de política".


La economía de Brasil creció un 2,5% interanual en el primer trimestre, recuperándose de una lenta segunda mitad de 2023.
El mes pasado, el ministro de Finanzas de Brasil negó que el gobierno estuviera considerando cambiar la meta de inflación luego de calificar la meta del 3% como "muy exigente", y agregó que favorecía un período más largo que el actual año calendario para evaluar su cumplimiento.


Los pingüinos de Humboldt de Chile podrían enfrentarse a la extinción a medida que su población cae en picado

 



La población de pingüinos de Humboldt ha disminuido dramáticamente en áreas a lo largo de la costa central de Chile, lo que los convierte en una de las especies de pingüinos más vulnerables de las 18 del mundo y los pone en riesgo de extinción, advierten los expertos.





El año pasado, los científicos inspeccionaron dos islas frente a la costa central de Chile y detectaron 842 parejas reproductoras o nidos activos. Este año encontraron sólo una pareja reproductora.


Paulina Arce, veterinaria especializada en pingüinos, dice que las poblaciones de pingüinos en todas las islas encuestadas disminuyeron o se mantuvieron iguales.


"Esto podría llevar a un escenario aún más drástico, que podría ser la extinción de la especie", afirmó Arce.


Los pingüinos de Humboldt (Spheniscus humboldti) habitan en colonias a lo largo de las costas del Pacífico de Chile y Perú. Reciben su nombre porque se bañan en la fría Corriente de Humboldt. Estas aves no voladoras pueden pesar hasta 5 kg (11 libras) y medir hasta 70 cm (2 pies 3 pulgadas) de altura cuando son adultas.


Diego Peñaloza, presidente de la Safari
Conservation Foundation, dice que las principales amenazas para los pingüinos en estado salvaje son la contaminación marina, la falta de supervisión de las mascotas y la alteración de los sitios de anidación.


Además, la gripe aviar, exacerbada por el fenómeno climático de El Niño, ha causado estragos en las poblaciones de pingüinos y otros animales salvajes. Como resultado, las tasas de reproducción del pingüino de Humboldt se han desplomado a casi cero, según Javiera Meza, jefa de Conservación de la Biodiversidad de la oficina nacional forestal Conaf.


"Fue la gripe aviar más el fenómeno de El Niño lo que desplazó toda la alimentación hacia la zona sur, y por eso, en todo el norte de Chile, la reproducción bajó a niveles casi nulos, y encima murieron muchos pingüinos", dijo Meza. . "Fue como la tormenta perfecta".


Chile: INDH de Valparaíso coorganizó 1er Encuentro Regional LGBTIQANB+: un paso relevante hacia la colaboración y los DD.HH.

INDH participó en la organización de esta reunión junto con las oficinas y los programas municipales de las diversidades y las disidencias sexogenéricas. Ello, en el marco del Mes del Orgullo LGBTIQANB+.

La actividad tuvo una presentación de la consejera del INDH Constanza Valdés, quien al finalizar valoró la instancia. “Hay harto desafío para que las ciudades sean mucho más seguras para la comunidad diversa”, dijo.


La sede de Valparaíso del Instituto Nacional de Derechos Humanos (INDH) colaboró en la realización del 1er Encuentro Regional de Oficinas, Programas y Organizaciones de la comunidad LGBTIQANB+. La actividad la prepararon las oficinas y los programas municipales de las diversidades y las disidencias sexogenéricas, en el marco del Mes del Orgullo LGBTIQANB+. El encuentro contó además con la intervención de la consejera del INDH Constanza Valdés y representantes de la Defensoría de la Niñez.






El evento se desarrolló en el Salón Luciano San Martín de la Municipalidad de http://Quilpué y convocó a actores clave. Entre ellos, el concejal Francisco Villegas y la encargada de la Oficina de Diversidades de Quilpué, André Apiolaza. También participaron organizaciones LGBTIQANB+ y representantes de los DD.HH. de toda la región. El objetivo del encuentro fue elaborar lineamientos conjuntos, fomentando la colaboración, la coordinación y el compromiso regional con un enfoque de DD.HH. de personas, trabajadores y activistas.


Consejera del INDH


El programa incluyó una serie de presentaciones y mesas de trabajo. Fue aquí que destacó la participación la consejera Constanza Valdés. Ella expuso sobre desafíos en promover y proteger los derechos humanos LGBTIQANB+. Por su parteen tanto la profesional Paula Moreno, de la Defensoría de la Niñez de Valparaíso, presentó herramientas para la defensa de los derechos humanos de niñeces y juventudes LGBTIQANB+.


La consejera Valdés indicó que fue “un encuentro muy importante, sobre todo porque reunió a las principales oficinas de diversidad de la región. Permitió planificar algo de trabajo en torno a la promoción y protección de los derechos humanos en las distintas oficinas. Esto último, en relación a lo que significa la participación de actorías clave, como la sociedad civil y órganos autónomos como el INDH o la Defensoría de la Niñez. Fue muy provechoso”, dijo.


Además, Valdés señaló que “hay hartos desafíos. Somos una región afectada no sólo por hartas situaciones en materias como vivienda o medioambiente, sino en desigualdad y violencia hacia las personas LGBTIQANB+. En ese sentido, hay harto desafío. No sólo a nivel nacional sino a nivel local de tener políticas públicas, campañas de difusión, educación a funcionarios policiales. Para así hacer que las ciudades sean espacios mucho más seguros para la comunidad diversa”, concluyó.
Programa del encuentro

Durante el encuentro se desarrollaron mesas de trabajo con las organizaciones LGBTIQANB+. También, se efectuó un almuerzo comunitario, para fomentar el intercambio de ideas y experiencias entre los participantes. La jornada se dio por terminada en un plenario de cierre. Aquí se delinearon los próximos pasos y los compromisos para continuar promoviendo y protegiendo los derechos humanos de la comunidad LGBTIQANB+ en la región.

En tanto, el jefe de la sede del INDH, Fernando Martínez, señaló que “este primer encuentro regional marca un hito significativo en el camino hacia la igualdad y la inclusión. Refleja el compromiso conjunto de diversos sectores de la sociedad para avanzar hacia un futuro más justo y respetuoso para todas las personas, independientemente de su orientación sexual o identidad de género”, indicó.