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2023/11/24

Espanha : A FEDE e CEOE organizam o II Fórum de Publicidade para “valorizar o contributo da publicidade para a economia”



No dia 21 de novembro de 2023 foi realizado o II Fórum Publicitário “Comunicação publicitária, motor de crescimento das empresas”. ''Tendências e desafios", organizada pela Associação de Empresas de Comunicação (La FEDE) e pela CEOE e cujo objetivo tem sido "destacar o contributo da publicidade para a economia, a sociedade e o mundo empresarial", conforme noticiaram ambas as entidades numa imprensa liberar.




Apresentações do Fórum de Publicidade 2023


A primeira apresentação foi feita por José Carlos Gutiérrez, Presidente da La FEDE e Sócio-Diretor da Mediaplus Alma. Sob o título “A importância fundamental do setor publicitário no crescimento do país”, José Carlos Gutiérrez sublinhou “que no contexto de incerteza em que nos encontramos, a indústria publicitária 'não está tão mal', uma vez que os principais indicadores demonstram-no, com um crescimento sustentado mas a um ritmo de crescimento.”


Após a apresentação de quais serão as tendências para 2024, destacou que a publicidade “moderniza a sociedade, melhora hábitos saudáveis, reconhece e valoriza a igualdade, respeita as diferenças, favorece uma sociedade mais livre e participativa, a consciência sobre o ambiente, aumenta a solidariedade e consciência social, divulga cultura e educa e se conecta com novas tecnologias.”


Javier Calderón, Diretor de Empresas e Organizações da CEOE, foi o responsável pela recepção dos participantes, juntamente com Elia Méndez e José Carlos Gutiérrez, diretor geral e presidente da La FEDE respectivamente. Calderón descreveu este Fórum como “um espaço concebido para reunir mentes criativas, um ponto de encontro de talentos e imaginação para descobrir novas perspectivas e desafiar limites”. Por sua vez, José Carlos Gutiérrez insistiu na “importância de avançarmos juntos, de mãos dadas para o bem do setor”.


Segundo o comunicado, quatro apresentações e uma mesa de discussão compuseram a programação do evento, focado em inovação, inteligência artificial, estratégia, relacionamento cliente-agência, sustentabilidade e desafios mais imediatos, tudo em um contexto complexo e cheio de incertezas.


A seguir, Kika Samblás, Sócia Fundadora & Diretora Geral da SCOPEN, focou em novos parceiros, novos relacionamentos, novos modelos de negócios e de trabalho no setor, fornecendo dados relevantes do estudo Agency Scope 22/23 em relação a rankings. nova atividade empresarial, destacando que “um anunciante em Espanha trabalha com uma média de 12 agentes e que trabalhar por especialidades é o modelo ideal para a maioria. Os principais desafios são dados/estratégia e otimização.”


Por sua vez, Francisco Rivillas, Diretor de Business Solutions & Insights do Google Espanha e Portugal, apresentou a terceira apresentação sobre Disrupção tecnológica e seu impacto na publicidade, marketing e comunicação, com foco na Inteligência Artificial, sua evolução, suas vantagens e benefícios e analisando sua contribuição para o marketing com IA Generativa e IA Preditiva, destacando a importância de considerar a IA como uma ferramenta de eficácia e melhoria de produtividade para marcas e empresas.


Em seguida, Lorena Feria, Fundadora e CEO do Grupo F-Consulting e membro da Associação FESPA, falou sobre sustentabilidade na publicidade. “O grande desafio é transformar o setor publicitário numa força positiva e sustentável.” E acrescentou que “as empresas e agências têm a responsabilidade de adotar práticas sustentáveis ​​e éticas. O que requer uma estreita colaboração entre anunciantes, agências, meios de comunicação e organizações governamentais.”




A mesa de debate, moderada por Javier Romera, Editor-Chefe do El Economista, contou com a participação de Graciella Ramallo, Diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da AhorraMas; Ana de Martín, Sócia Fundadora da Serendipia e Jesús Ovejero, Diretor Geral da agência Manifica. Todos discutiram os principais desafios enfrentados pelas marcas e empresas de publicidade, marketing e serviços de comunicação.


Como especifica o comunicado, Graciella Ramallo tem insistido na importância de “as agências se tornarem companheiras de viagem e serem muito proativas, conhecendo a fundo o negócio do cliente”. Por sua vez, Ana de Martín destacou que “o grande desafio é a IA e como as agências conseguirão gerir todas as mudanças tecnológicas com os recursos de que dispõem”. Por fim, Jesús Ovejero acredita que “o desafio fundamental é a gestão de talentos, cuja retenção não se deve apenas a bons salários, mas também a um bom ambiente de trabalho, possibilidade de promoção e visibilidade”.


Elia Méndez, diretora geral da La FEDE, encerrou o Fórum de Publicidade 2023 da CEOE e da FEDE “destacando a importância das associações e o papel fundamental que desempenham na promoção dos diferentes setores de atividade”.

Fuente: Mir