Você conhece a frase: “se você não sabe para onde vai, qualquer ônibus serve”? No Marketing Digital acontece: se você não sabe o que é e como funciona...
Pause o que você está fazendo por um momento e vamos refletir!
Você conhece a frase: “se você não sabe para onde vai, qualquer ônibus serve”? No Marketing Digital acontece: se você não sabe o que é e como funciona, não sabe qual o significado que isso tem para o seu negócio.
Para um bom crescimento da sua empresa, hoje estamos neste Blog e vamos falar sobre Marketing Digital: o que é e como funciona?
Vou explicar as estratégias e canais mais utilizados e alguns exemplos para que você os entenda melhor.
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é o conjunto de estratégias que visam divulgar sua marca, empresa ou negócio na internet. Difere do marketing tradicional porque inclui a utilização de canais e métodos digitais que permitem a análise dos resultados em tempo real.
É muito comum procurarmos na Internet os produtos ou serviços que pretendemos, seja para procurar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para procurar informações sobre determinado produto ou serviço (quando estamos ainda estudando a possibilidade de compra) ou mesmo para saber mais sobre um problema que temos (quando ainda não sabemos qual solução nos ajudará).
Chamamos tudo isso de Marketing Digital: um conjunto de ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de divulgar empresas e produtos.
E por que Marketing Digital?
Depois da globalização e da aceleração econômica que a América Latina teve, é muito comum ver que o marketing digital é um ativo muito novo e fresco para a tomada de decisões nas empresas.
Seria então óbvio dizer que você precisa de marketing digital porque ele o ajudará a aumentar seu alcance no mercado. Na minha opinião, é melhor revisar alguns números que o ajudarão a obter o impulso que seu negócio precisa:
3 milhões de anunciantes usam anúncios do Facebook para alcançar seus consumidores.
Empresas que possuem blog geram 67% mais clientes potenciais do que empresas que não possuem.
93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais.
Você pode estar interessado em: Como planejar sua estratégia de marketing para 2022
Como funciona o marketing digital?
Poderíamos afirmar que o Marketing Digital, por ser uma disciplina tão macro e extensa, possui uma enorme diversidade de disciplinas, estratégias e técnicas específicas. Portanto, existem inúmeras maneiras de aplicá-lo.
Porém, e graças a este grande número de possibilidades de funcionamento do Marketing Digital, simplificamos as ações ou canais a seguir destacados porque são amplamente utilizados:
SEO:
Significa Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de pesquisa. Estas são todas as ações que você realiza para garantir que as páginas do seu site apareçam no topo dos motores de busca.
SEM:
Search Engine Marketing ou marketing de mecanismo de pesquisa. É a utilização de anúncios em motores de busca. Difere do SEO, pois para aparecer nos resultados é preciso pagar em plataformas como Google Ads.
Anúncios sociais:
São todos aqueles anúncios pagos que aparecem em redes sociais como Instagram, Facebook, Tiktok, Linkedin, entre outras. É um canal muito eficaz porque você pode atingir os usuários com base nos interesses e afinidades deles com o seu produto.
Marketing de conteúdo:
Consiste na criação de conteúdo com informações valiosas para as diferentes etapas da jornada de compra do seu cliente.
Mídia social:
Consiste na construção de comunidades online através de redes sociais. Lembre-se que sua marca NÃO deve estar em todas as redes sociais. Primeiro entenda em qual deles seu cliente está inserido e se você pode oferecer conteúdo valioso para ele ali.
Marketing de email:
Trata-se de um relacionamento mais próximo e eficaz com o seu público. Neste canal você pode utilizar diversos formatos: ofertas, newsletters, cartões comemorativos, etc.; de grande potencial para levar a mensagem certa à pessoa certa em qualquer fase da compra.
E esta é a ação de marketing com maior ROI (retorno sobre investimento). Por exemplo, para cada US$ 1 investido em marketing digital por email, você pode esperar um retorno médio de US$ 42. (Fonte: oberlo.com)
Onde começar?
Agora que você já sabe o que é Marketing Digital e como funciona, o que acha de colocá-lo em prática? Abaixo resumimos 6 etapas que você pode seguir para criar seu primeiro plano de marketing:
1. Analise a situação do seu negócio ou empresa: por que você precisa do marketing digital?
2. Analise a sua concorrência: o que eles estão fazendo? o que você pode fazer melhor?
3. Defina seus objetivos: o que você alcançará com o marketing digital?
4. Selecione ações-chave: quais das que vimos você pode iniciar?
5. Meça seus resultados constantemente
6. Utilize uma ferramenta de gestão de Marketing Digital (RD Station, por exemplo, seria muito útil)
Quer conhecer outras ferramentas para levar seu Marketing Digital para o próximo nível?
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