Páginas

2025/04/01

Como a inteligência artificial pode impulsionar a produtividade na América Latina

 

Alguns países correm o risco de perder todos os benefícios econômicos da IA, mas empregos mais formais e acesso digital expandido podem ajudar.


América Latina enfrenta um ponto de inflexão com a inteligência artificial



América Latina e o Caribe são há muito tempo uma região com um dos mercados de trabalho mais informais. Uma grande parte da força de trabalho está fora da economia formal, deixando muitas pessoas sem acesso a benefícios e proteções.


As empresas informais são geralmente pequenas, têm acesso limitado a sistemas financeiros e legais e lutam para atrair investimentos. Elas também são menos propensas a adotar novas tecnologias porque não têm o talento e a escala que tornam essa inovação viável.


Como mostra o Gráfico da Semana, menos da metade dos empregos da região provavelmente serão altamente impactados pela IA. Isso é menor do que para economias avançadas como o Reino Unido ou os Estados Unidos, e se deve principalmente ao grande tamanho do setor informal. No geral, na região, mais da metade de todos os empregos são informais. Em alguns países, como Bolívia, Peru e Honduras, a parcela de empregos informais ultrapassa dois terços, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho.


A América Latina tem menos empregos altamente expostos ao IA, em parte devido ao seu grande setor informal.


Participação do emprego por exposição e complementaridade de Al.


1- Alta exposição, alta complementaridade

2- Alta exposição, baixa complementaridade

3- Baixa exposição




A exposição relativamente baixa à IA pode ajudar a região a evitar interrupções mais imediatas, mas os países também correm o risco de perder todos os benefícios do crescimento econômico impulsionado pela IA, como mostramos em um artigo de trabalho recente. Entre os empregos expostos, cerca de metade, como os da área da saúde, ganhariam com a produtividade aprimorada pela IA sem grandes perdas de empregos. Outros, como empregos em call center, enfrentariam um alto risco de deslocamento.


Trazer mais pessoas para o trabalho formal ajudará a região a aproveitar totalmente o potencial de crescimento da IA. A formalização ajudaria mais usuários a aproveitar os benefícios da IA ​​e permitiria que trabalhadores e empresas alavancassem a IA para o crescimento.


Os países podem incentivar empresas relativamente novas a fazer a transição para o setor formal expandindo o acesso ao financiamento e simplificando a regulamentação. Aliviar os encargos regulatórios, como restrições de licenciamento ocupacional, pode reduzir os custos de operação no setor formal. Fornecer educação aprimorada, treinamento e redes de segurança social equipará os trabalhadores para se adaptarem a uma economia impulsionada pela IA e garantir que eles não sejam deixados para trás.