1. Retorno do Investimento (ROI)
O ROI é uma métrica de negócios onipresente que mostra quanto você ganha com uma ação específica. Se você gastar US$ 2.500 em uma campanha de pesquisa paga que gera US$ 10.000 em vendas, isso representa um retorno de US$ 7.500 ou 300%. Quanto maior for o seu ROI, melhor será a sua campanha.
2. Retorno do investimento em publicidade (ROAS)
ROAS é uma métrica que fornece uma imagem do valor da receita obtida para cada dólar gasto em anúncios. ROAS é igual à receita atribuída aos anúncios dividida pelo custo desses mesmos anúncios.
3. Valor vitalício do cliente (CLV)
Aqui está um exemplo para ajudar a explicar essa métrica: se um cliente paga US$ 1.000 por ano para assinar o serviço da sua empresa e espera-se que ele permaneça assinante por quatro anos, o CLV desse cliente é de US$ 4.000.
4. Taxa de conversão
A taxa de conversão mede o número de visitantes de um site que são convertidos em leads ou clientes durante uma campanha. Se uma campanha de marketing gerar 1.000 novos visitantes no site e 100 desses visitantes forem subsequentemente qualificados como leads, porque concluíram uma ação alvo específica, isso resulta em uma taxa de conversão de 10%.
5. Duração média da sessão
A duração média da sessão é uma métrica que mede o tempo médio que os visitantes passam em seu site, desde o primeiro acesso a uma página da web até o momento em que saem ou ficam inativos por mais de 30 minutos. É calculado dividindo a duração total de todas as sessões do seu site pelo número total de sessões.
6. Custo por lead (CPL)
Simplificando, CPL é o custo total para o seu negócio ou campanha de geração de um lead. Um CPL baixo é ideal, pois significa que suas campanhas de marketing são eficientes na geração de leads.
7. Custo por aquisição (CPA)
CPA é o custo total gasto pela sua empresa para conquistar um novo cliente. Resumindo, você está medindo quanto custa levar um cliente desde a fase inicial de divulgação até a conversão.
8. Tráfego do site
O tráfego do seu site aumentou quando você começou a veicular seus anúncios? Em caso afirmativo, meça esse aumento em relação ao tráfego do site antes da sua campanha para determinar o impacto real da sua publicidade no direcionamento do tráfego para o seu site.
9. Taxa de rejeição
Um visitante de um site “salta” se acessar sua página e clicar fora sem verificar pelo menos uma outra página. Uma taxa de rejeição de 25% a 40% é geralmente considerada excelente.
10. Visitas por origem de tráfego
Além de rastrear o tráfego do site, você pode identificar a origem dos visitantes nos funis de marketing e vendas. Isso permite atribuir leads a anúncios gráficos, campanhas de e-mail, pesquisa paga, mídia social ou referências, fornecendo uma imagem mais granular do sucesso da campanha.
11. Visitantes novos versus visitantes recorrentes
Você também pode medir os visitantes por tipo. É a primeira vez que alguém visita o site? Em caso afirmativo, há um novo lead a ser atribuído à campanha? Ou eles são clientes recorrentes?
12. Custo por clique (CPC)
Se você souber quantos compradores em potencial clicaram em seu anúncio PPC, poderá calcular o CPC. Quanto você pagou pelo anúncio? E quantos cliques o anúncio gerou? Um CPC baixo significa que você está fazendo um bom trabalho ao atingir seu público-alvo com conteúdo e mensagens relevantes.
13. Taxa de saída
Às vezes confundida com taxa de rejeição, a taxa de saída mede o número de visitantes que saem de uma determinada página do site. Ao contrário da taxa de rejeição, porém, a taxa de saída mede a atividade do usuário durante visitas à web que envolvem múltiplas visualizações de página (consulte o item 15 para obter mais informações sobre essa métrica).
Para calcular a taxa de saída, divida o número total de saídas de uma página pelo número total de visitantes dessa página. Uma alta taxa de saída pode indicar um problema com uma página específica do seu site. Por exemplo, a página pode não apresentar conteúdo relevante ou oferecer um CTA claro.
14. Impressões
Esta é uma boa métrica para determinar se sua campanha publicitária está direcionando os canais certos.
Impressões são o número de vezes que as pessoas viram seu anúncio. Quanto maior o número de impressões, mais pessoas visualizaram seu anúncio, o que, por sua vez, significa que os canais que você usa estão funcionando para você.
15. Visualizações de página
O Google Analytics define visualizações de página – ou “visualizações de página” – como o número total de páginas que os visitantes de um site visualizam nesse site. Inclui visualizações repetidas de páginas.
As visualizações de página no Google Analytics são uma métrica útil para medir a popularidade e o alcance de uma página específica ou postagem em mídia social. Uma visualização de página exclusiva rastreia o número de sessões em que uma página foi visualizada pelo menos uma vez.
16. Engajamento nas mídias sociais
Geralmente, essa métrica está relacionada a como seus clientes e alvos interagem com seu conteúdo social por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos e repostagens. Normalmente, você pode acompanhar as métricas de engajamento nos painéis analíticos das redes de mídia social. Muitos gerentes de mídia social terceirizados também fornecem ferramentas para medir o envolvimento em plataformas sociais.
17. Taxa de abertura de e-mail
Essa métrica é calculada com base no número de emails enviados, dividido pelo número de destinatários que abriram esses emails. Então, se você envia 1.000 emails e 200 destinatários abrem os emails, isso significa que sua campanha tem uma taxa de abertura de emails de 20%.
Qual é uma boa taxa de abertura de e-mail? Segundo Mailchimp, a média é de 21,33%.
18. Taxa de cliques (CTR)
Essa métrica mede o número de clientes que clicam em seu site ou aplicativo após serem expostos a uma campanha publicitária paga por clique (PPC).
O Campaign Monitor sugere que uma boa CTR está entre 2% e 5%.
19. Conversões de chamadas telefônicas
Se seus clientes costumam interagir com você por telefone, você também pode considerar o rastreamento de conversões de chamadas telefônicas. Uma ferramenta de rastreamento de chamadas como o Invoca permitirá que você entenda não apenas a quantidade de ligações que suas campanhas de marketing geram - mas quantas resultam em vendas e receitas (mais sobre isso na próxima seção).
Avalie o sucesso do marketing com a Invoca
O software de rastreamento de chamadas e a inteligência de conversas da Invoca podem ser ferramentas valiosas para medir o sucesso de campanhas de marketing digital e maximizar seus investimentos em marketing. E, mais uma vez, em tempos económicos incertos, é ainda mais crítico que os profissionais de marketing tenham a capacidade de medir com precisão o sucesso das suas campanhas.
A Invoca oferece uma visão completa do sucesso da campanha de marketing, permitindo que os profissionais de marketing vejam as conversões online e offline lado a lado e atribuam conversões feitas em conversas telefônicas com precisão. O software de rastreamento de chamadas da Invoca também é inestimável para rastrear leads e sua progressão no funil de conversão. Os dados gerados pelo software de rastreamento de chamadas da Invoca podem ajudar os profissionais de marketing a calcular KPIs com mais precisão, como ROAS (return on advertising spend ou retorno sobre o investimento em publicidade)( mede o lucro que é gerado a partir de campanhas), publicitárias., ROI(é a sigla, em inglês, de return on investments)( retorno sobre investimentos), (CPL no marketing digital: o que significa, como utilizar e melhorar)
e (CPA Own Assessment Committee /Comissão Própria de Avaliação).
As campanhas de pagamento por chamada ajudam os profissionais de marketing a expandir sua distribuição e o volume de chamadas recebidas em vários canais sem grandes esforços. E com a Invoca trabalhando em segundo plano para rastrear e atribuir essas chamadas à fonte correta usando um número de telefone de rastreamento exclusivo, analisar e medir o sucesso das vendas por telefone é tão fácil quanto rastrear conversões online.