Páginas

2022/07/18

Cepal: El desarrollo sostenible en América Latina

Alcanzar hoy los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) debe pasar necesariamente por la adopción de políticas que permitan avanzar en la recuperación y reconsStrucción de los devastadores efectos de la pandemia, dice la CEPAL.




Cepal, objetivos, desarrollo, sostenible



O cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) hoje deve necessariamente passar pela adoção de políticas que permitam avançar na recuperação e reconstrução dos efeitos devastadores da pandemia, afirma a CEPAL.





O financiamento para o desenvolvimento, segurança alimentar, transição energética, gestão integrada de desastres naturais e ação climática devem ser políticas facilitadoras, disse o secretário-executivo interino da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Mario Cimoli.


Oito anos para cumprir o prazo dos ODS, aumentaram os desafios estruturais para sua implementação, em um contexto de múltiplas crises, sem financiamento para o desenvolvimento e sem espaço fiscal para as economias da região, será impossível, disse Cimoli em fórum sobre o assunto.


É imperativo, disse ele, garantir a segurança alimentar e gerenciar o aumento dos preços dos alimentos.


Acrescentou que a cooperação internacional é importante para a implementação da transição energética das economias em desenvolvimento, pressionadas pelo aumento dos preços e dívidas impagáveis.


A organização insiste na importância da cooperação regional para uma recuperação sustentável, inclusiva e resiliente à urgência de uma mudança que permita avançar para um desenvolvimento sustentável multiescala onde a igualdade e a sustentabilidade sejam os objetivos.