Páginas

2024/05/14

SOLIDARIEDADE E APOIO AO POVO DO RIO GRANDE DO SUL



No meio de tanta dor e tristeza também há espaço para a solidariedade e a união. Uma homenagem especial a todos os bombeiros, policiais, civis, voluntários, mulheres e homens que doam suas vidas para salvar outras vidas no Rio Grande do Sul.





Pablo Marçal Operação de Resgate no Rio Grande do Sul



Entre eles estão, Paulo Marçal, Pedro Scooby, Lucas Chumbo e toda a equipe de resgate das ondas gigantes. Todos vocês estão sendo essenciais neste momento, salvando pessoas e animais.




Equipe de Pedro Scooby emociona com resgate de cachorros



De acordo com balanço parcial da Defesa Civil e autoridades locais, os temporais já causaram 24 mortes, e 21 pessoas estão desaparecidas. Segundo o próprio governador, trata-se do “maior desastre da história” do Rio Grande do Sul – com impacto ainda pior do que o registrado no ano passado, quando as inundações mataram mais de 50 pessoas.






Até o momento, 67,8 mil pessoas foram atingidas pela tragédia e 14,5 mil tiveram de deixar suas casas. São 4.599 as pessoas que foram deslocadas para abrigos, enquanto outras 9.993 estão desalojados (na casa de familiares ou amigos).



Bombeiros de SC salvam 600 vidas em desastre climático no RS



“Já é e será o pior desastre climático do nosso estado. Precisamos evitar, ao máximo, perdas de vidas neste momento”, disse o governador gaúcho, em pronunciamento. “Estamos enfrentando uma situação de guerra. Por isso, as Forças Armadas estão aqui mobilizadas e agradecemos muito por esse esforço conjunto”, afirmou Leite.


“Infelizmente, lamentamos desde já as mortes registradas e as que não foram ainda registradas, que serão muitas, em função de deslizamentos. Mais uma vez, peço às pessoas que saiam das zonas de risco e das suas casas enquanto há tempo para isso, para que possamos salvar o maior número de vidas possível”, completou.


A Defesa Civil pediu aos moradores do Vale do Taquari para que deixassem suas casas, muitas das quais localizadas em áreas de risco, e procurassem abrigos públicos ou outros locais mais seguros.


De acordo com informações da Climatempo, há previsão de mais chuvas, para a região de Santa Maria e os vales dos rios Taquari, Caí e Pardo, Região Metropolitana, Serra, Norte e Noroeste. O tempo instável deve permanecer pelo menos até domingo (5).


A orientação para evacuação imediata é válida para os seguintes municípios:
Santa Tereza;
Muçum;
Roca Sales;
Arroio do Meio;
Encantado;
Lajeado.

Já as cidades sob risco de inundações são as seguintes:Agudo;

Alegrete;
Arroio do Meio;
Bom Princípio;
Bom Retiro do Sul;
Cachoeira do Sul;
Campo Bom;
Candelária;
Canudos do Vale;
Cerro Branco;
Colinas;
Cruzeiro do Sul;
Encantado;
Estrela;
Feliz;
Forquetinha;
General Câmara;
Harmonia;
Jaguari;
Lajeado;
Marques de Souza;
Montenegro;
Muçum;
Novo Cabrais;
Novo Hamburgo;
Paraíso do Sul;
Pareci Novo;
Parobé;
Pouso Novo;
Relvado;
Restinga Sêca;
Rio Pardo;
Roca Sales;
Santa Cruz do Sul;
Santa Tereza;
São Jerônimo;
São Leopoldo;
São Sebastião do Caí;
São Sepé;
Sinimbu;
Taquara;
Taquari;
Travesseiro;
Triunfo;
Vale do Sol;
Vale Real;
Venâncio Aires;
Vera Cruz.

O governador do Rio Grande do Sul agradeceu publicamente a  pela ajuda. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario