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2024/08/27

Como Você é Manipulado Pelo Marketing

 

Estou falando especificamente de marketing direto – a forma que se preocupa em fazer com que você tome uma atitude imediatamente. 





Não é o tipo de anúncio que você veria na TV, que está mais preocupado com o reconhecimento da marca. Mais o tipo de anúncio que você veria no Facebook. Sou publicitario e às vezes tenho dificuldade com essa ideia. 


A publicidade e o marketing dependem de agitar os medos, esperanças e preocupações das pessoas para motivá-las a tomar alguma ação que beneficie a empresa que faz o marketing. Ele abusa das falhas da psicologia humana para manipular as pessoas para fazerem coisas que provavelmente nunca teriam feito de outra forma. 


Os mesmos princípios por trás disso estão sendo usados ​​por organizações ou empresas para manipular as crenças políticas das pessoas em benefício de grupos políticos. Ouvi um contra-argumento que diz que tudo o que fazemos é manipular uns aos outros, de alguma forma, para conseguir o que queremos. 


Tudo o que fazemos é querer coisas um do outro, amor, sexo, companheirismo, trabalho, diversão, arte.Pode ser um desejo altruísta, como querer que seu amigo se anime, ou um desejo egoísta, como tentar conseguir um aumento do seu chefe. Dizemos ou fazemos o que achamos que melhor influenciará a outra pessoa a realizar a ação que desejamos. 


Você está fazendo marketing ou manipulando? Vamos descobrir.


Você está no negócio para atender às necessidades do seu cliente ou apenas para ganhar dinheiro? Vamos explorar a linha tênue entre marketing e manipulação.


Não é incomum que proprietários de empresas manipulem os consumidores-alvo para que comprem seus produtos ou serviços. Em mais de um aspecto, está se tornando a cultura. A mente do consumidor pode funcionar inconscientemente; eles podem absorver informações comerciais mesmo quando não entendem necessariamente a mensagem.


Cada vez mais clientes são influenciados por um resultado projetado (ou seja, estilo de vida) que os impede de ver a fumaça e os espelhos. Muitos empreendedores usam a manipulação como estratégia de marketing. Infelizmente, a ética não é questionada o suficiente.


Na maioria dos casos, chamamos as coisas de fraude, mas existe uma linha tênue entre marketing, manipulação, ética e marketing eficaz. O marketing eficaz deve envolver dar às pessoas o livre arbítrio para decidirem comprar seus produtos ou serviços sem manipulação. 


Não é manipulação se o seu objetivo de marketing se baseia em atender e satisfazer as necessidades do consumidor. No entanto, é manipulador se o seu plano apenas o beneficiar em detrimento das necessidades do consumidor.


A diferença entre marketing e manipulação


O marketing é uma forma de conexão e comunicação. Trata-se de utilizar ferramentas para promover produtos, transmitir mensagens aos consumidores para que conheçam a sua marca e os produtos ou serviços à venda.


O marketing ético envolve apresentar o seu produto da forma como se destina e para quem se destina. Por exemplo, se o seu serviço ou curso não é para todos, não faça parecer que “é para todos, ou qualquer um pode fazer” se não tiver estatísticas que comprovem isso. Os empresários não precisam mentir, intimidar os consumidores, apresentar fatos irrealistas ou exagerar na qualidade do produto ou serviço. Em vez disso, o seu marketing deve ser baseado em fatos, apresentações e argumentos emocionais.


Por exemplo, muitos autores e aqueles que vendem serviços baseiam-se em factos enganosos para vender os seus produtos. Utilizam declarações enganosas, confusas ou falsas para promoverem a si próprios ou aos seus produtos – brincando assim com as emoções dos consumidores de formas enganosas e enganosas. Infelizmente, os consumidores tendem a aceitar informações falsas devido ao seu forte desejo de melhorar o seu modo de vida. Isso é manipulação.


Muitos gurus online, provedores de autoatendimento ou empresas baseadas em serviços vendem produtos, livros ou estratégias que não funcionam para todos, mas não os anunciam. Em vez disso, o anúncio deles especula sobre suas emoções e é interpretado de uma forma que promete ou implica uma conexão entre um produto e felicidade, aceitação social, amizade, etc.


É uma manipulação fraudulenta? Em grande medida, fraude é manipulação. É uma manipulação intencional focada em fazer com que alguém desista de algo em troca de algo maior. Assim, quando os clientes pagam grandes somas de dinheiro com a promessa de um benefício que não recebem, o proprietário da empresa os engana e os manipula.


Negócios baseados em serviços vs. negócios auto-baseados


Os proprietários de empresas podem optar por operar como empresas baseadas em serviços ou independentes. Proprietários de empresas baseadas em serviços trocam seus conhecimentos ou habilidades por dinheiro; eles se concentram em fornecer funções para tornar a vida mais confortável para outras pessoas. 


Assim, comercializam seus negócios de acordo com as necessidades dos consumidores. Por outro lado, um negócio freelancer é construído com o desejo central de ganhar dinheiro. Os empreendedores autônomos se preocupam menos com os resultados da empresa ou com a qualidade de seus produtos. Em vez disso, estão concentrados em aumentar a sua quota de mercado e margem de lucro. 


Para conseguir isso, gastam recursos analisando o que os consumidores fazem e como pensam. Seu objetivo como empresário deve ser resolver um problema comum aos consumidores, em vez de correr atrás de dinheiro. Finalmente, uma empresa baseada em serviços concentra-se em servir, enquanto uma empresa autônoma manipula.


O seu marketing é autêntico?



Hoje em dia é um desafio reconhecer marcas autênticas nas suas mensagens. Hoje em dia, há compras forçadas de produtos e serviços devido a clickbait, monopólios e táticas emocionais de isca e troca.


Por exemplo, muitos gurus online ou editores independentes inundam seus seguidores ou público-alvo com promessas falsas, relatórios de receitas exagerados, bots, anúncios emprestados desonestos, etc. Você vê gurus vendendo estratégias enganosas ou cursos sobre como ganhar diOs profissionais de marketing manipulativos estão interessados ​​em objetivos de curto prazo e não em objetivos de longo prazo. Eles dificilmente se preocupam em produzir resultados positivos ou em agregar valor aos seus consumidores. Conseqüentemente, suas táticas de influência podem ser duvidosas e manipuladoras, o que está se tornando a norma e a cultura – para que eles não vejam o que está errado.nheiro online rapidamente ou se tornar milionários. 


Eles atraem você com imagens falsas, promessas astutas, “comprovantes” de relatórios de renda e depoimentos. Infelizmente, muitos públicos vulneráveis ​​aceitam estas teorias – muitos dos quais não questionam estes relatórios nem realizam pesquisas de devida diligência.



Para construir uma marca e seguidores entusiasmados, você deve aproveitar a autenticidade e construir confiança. Ser autêntico significa representar você e sua marca com sinceridade e genuinidade. 


Você não precisa investir em truques de marketing para atingir seu público-alvo. Não deve haver nenhuma discrepância entre as palavras e ações da sua marca. Em vez disso, conheça o seu público-alvo, seus valores, por que procuram seus produtos ou serviços, etc. 


Além disso, toda comunicação com os consumidores deve ser honesta e transparente. Uma marca que não é autêntica, responsável ou transparente nunca prospera a longo prazo.


O marketing autêntico traz sucesso a longo prazo


Os profissionais de marketing manipulativos estão interessados ​​em objetivos de curto prazo e não em objetivos de longo prazo. Eles dificilmente se preocupam em produzir resultados positivos ou em agregar valor aos seus consumidores.


Conseqüentemente, suas táticas de influência podem ser duvidosas e manipuladoras, o que está se tornando a norma e a cultura – para que eles não vejam o que está errado.


Como proprietário de uma empresa, não se preocupe mais em gerar lucro. Seu objetivo deve ser atender às necessidades dos consumidores e fazer crescer sua marca. Portanto, envolva-se em estratégias de marketing inteligentes e garanta que seus produtos produzam resultados para os consumidores. Além disso, examine-os adequadamente para ver se você realmente se encaixa.


Os empreendedores manipulam os consumidores quando os seus interesses e objetivos não estão alinhados com o seu desejo de ganhar dinheiro. Em vez de pensar nos seus melhores interesses em vez dos dos clientes, alinhe a sua mensagem aos valores deles e seja autêntico o suficiente para formar conexões genuínas com eles.



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