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2025/03/03

Serviço Nacional de Consumidor ( SERNAC ) atua contra produtor do show de Shakira e buscará indenização

 

O Serviço solicitou que, no prazo máximo de 10 dias, a produtora e o titular do bilhete informem o Serviço sobre a forma como irão tratar da indemnização.


              
O show de Shakira que ocorreria hoje em Santiago foi cancelado


O Serviço Nacional do Consumidor (SERNAC) iniciou uma ação contra a suspensão de última hora do concerto de Shakira em Santiago, facto que afetou milhares de consumidores que adquiriram os seus bilhetes antecipadamente e que, em muitos casos, viajaram de outras regiões e até do estrangeiro para assistir ao evento.

O cancelamento do espetáculo, originalmente agendado para 2 de março no Estádio Nacional, deixou os participantes sem informações claras e sem respostas imediatas sobre a devolução do seu dinheiro e possível indemnização. 

Diante desta grave situação, o SERNAC notificou tanto a produtora Fénix Entertainment quanto a bilheteria Puntoticket para exigir explicações e determinar as ações que permitirão indenizar os consumidores afetados.

Até ao envio deste comunicado não havia certezas quanto à realização do concerto agendado para segunda-feira, dia 3 de março. Caso este também seja cancelado, o SERNAC tomará as mesmas ações do evento de hoje.

Em suma, o Serviço solicitou que, no prazo máximo de 10 dias, a produtora e a bilheteira informem como irão tratar da indemnização.

Toda a informação disponível indica que não se tratou de um cancelamento por motivo de força maior, mas sim de falhas no planeamento e execução do evento, o que constitui uma possível violação dos direitos do consumidor.

Segundo o comunicado oficial da Fénix Entertainment, o cancelamento deveu-se a problemas no terreno onde seria instalado o palco, que impediram o bom desenvolvimento do concerto. Contudo, este tipo de inconvenientes deveria ter sido antecipado, uma vez que a segurança do evento e o cumprimento das condições contratadas são da responsabilidade do produtor e organizadores.


Shakira se ha presentado en 10 oportunidades no chile.


Do SERNAC foi iniciada uma investigação e acionada a coordenação com o Seremi de Salud da Região Metropolitana e a Delegação Presidencial Metropolitana, além das cartas de fiscalização já enviadas ao produtor e à empresa de ingressos.


LIGUE PARA SERNAC PARA FORMALIZAR RECLAMAÇÕES:


O Serviço lembra que o consumidor tem direito a receber informação verdadeira e atempada sobre os serviços que contrata, bem como a ser indemnizado quando estes não forem cumpridos.


Neste caso, os afetados podem exigir:


Reembolso do dinheiro pago pelas passagens.
Indenização por danos econômicos adicionais, como passagens, hospedagem e outras despesas incorridas para participação no evento.
Assim, o SERNAC apela a todas as pessoas afetadas para que apresentem a sua reclamação em www.sernac.cl, detalhando e anexando recibos que demonstrem:
Valor pago pelos ingressos.
Número de pessoas afetadas por cada compra.
Despesas adicionais (transporte, hospedagem, alimentação, etc.).
Outros danos sofridos em consequência do cancelamento.

Com tudo o que precede, o Serviço tomará medidas contra os responsáveis ​​e procurará a justa indemnização a que têm direito as pessoas que não puderam comparecer ao concerto. O mecanismo coletivo ainda está em avaliação, mas seja um Processo Voluntário Coletivo ou uma Ação Coletiva, o objetivo será encontrar uma compensação suficiente e tempestiva.

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